segunda-feira, 13 de julho de 2009

Reflexão Crítica

Este blog foi elaborado durante a Oficina de Formação “Gráficos e Imagens no Ensino da Matemática”, que foi conduzida pelo formador Paulo Garrido, ao longo das últimas semanas.
O principal objectivo desta oficina foi colocar-nos perante diversas possibilidades no que respeita à utilização de recursos visuais na nossa prática profissional, enquanto professores de Matemática. Neste âmbito, foram-nos apresentados diferentes instrumentos, como sensores de temperatura aliados à calculadora gráfica, o programa Excel como gerador de gráficos representativos de dados recolhidos da realidade, programas que permitem a construção e exploração de sólidos geométricos, algumas técnicas de tratamento de imagens, entre outros.
No que respeita ao trabalho desenvolvido pelo formador, considerei-o bastante positivo, tendo em conta diversos aspectos. Em primeiro lugar, pareceu-me bastante pertinente a forma como abordou o tema em questão e as opções que tomou. Mostrou-se sempre receptivo às nossas opiniões e preferências, tendo a preocupação de vir ao encontro das dificuldades e solicitações particulares dos vários participantes. Penso que isso contribuiu para que o grupo se mantivesse bastante motivado no desenvolvimento das actividades propostas, apesar do cansaço que era comum a todos, numa época do ano lectivo que é sempre de particular desgaste. Na minha opinião, conseguiu criar um ambiente tranquilo e agradável, em que se verificou um equilíbrio entre o trabalho de grupo e o desempenho individual de cada participante.
A apreciação global que faço desta formação é extremamente positiva, porque me permitiu descobrir alguns recursos que desconhecia, assim como ganhar um maior domínio de outros. Através dela, tive a possibilidade de experimentar e trabalhar a um nível básico com o Windows Movie Maker e aprender os principais passos da construção de um blog, que constituíram os aspectos mais profícuos desta oficina, por terem sido uma total novidade para mim. Penso, também, que as possibilidades exploradas poderão ser de extrema relevância na minha prática profissional, visto a utilização de imagens e gráficos no ensino da Matemática possuir um enorme potencial na motivação dos alunos. Através dela, podemos ajudá-los a perceber a relação existente entre a Matemática e a realidade, por eles tantas vezes questionada, o que poderá contribuir para o abandono de uma visão demasiado abstracta e descontextualizada desta disciplina.

Rectas Paralelas em Perspectiva

quarta-feira, 8 de julho de 2009

quarta-feira, 1 de julho de 2009